quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

1978, O ANO DE UMA GERAÇÃO PERDIDA



1958 foi um ano quase perfeito para o povo brasileiro. Foi o ano em que a seleção brasileira foi campeã do mundo, João Gilberto criou a Bossa Nova, surgiu Pelé o rei do futebol, Juscelino Kubitschek fez o plano 50 anos em 5, havia o rock’ n roll, a lambreta, e eu nasci. Foi um ano muito bem retratado no livro “FELIZ 1958, O ANO QUE NÃO DEVERIA TERMINAR”, escrito por Joaquim Ferreira dos Santos. 1968, ao contrário, foi um ano terrível para o povo brasileiro. Neste ano aconteceu o último programa da Jovem Guarda com Roberto Carlos, o estudante Edson Luís foi assassinado por um policial, aconteceu a passeata dos cem mil, o Deputado Márcio Moreira Alves fez um discurso contra o regime militar e em represália os militares baixaram o Ato I - %, proibindo tudo, até respirar. Um ano muito bem descrito no livro de Zuenir Ventura, “1968 O ANO QUE NÃO TERMINOU”.

1978 pode ser considerado um ano amorfo, nem bom, nem ruim. Foi o ano em que o AI-5 acabou, a seleção brasileira de futebol terminou o campeonato mundial em 3º lugar, João Figueiredo foi eleito Presidente da República pelo Colégio Eleitoral, a novela Dancing’ Days bombava, a Discotheque ditava o ritmo nas pistas de dança e o Punk quebrava tudo. Infelizmente ainda não foi retratado em livro, mas eu poderia sugerir o seguinte título: “1978, O ANO DE UMA GERAÇÃO PERDIDA”.

Por que uma “geração perdida”? Por ter chegado tarde demais para uma porção de coisas e cedo demais para outras. Uma parte desta geração era idealista, lutava contra o regime vigente no país e acreditava numa revolução armada. A outra parte queria apenas dançar nas pistas das discotecas ( salões da época), se alienando e não querendo saber de nada. No final das contas, toda uma geração dançou, pagou um preço alto por ser Jovem em 1978. Até...


profdevanir.

3 comentários:

CrazyAnge£ disse...

78 foi realmente um ano de mudanças, uma fase, um ciclo e creio que um livro como o que vc sugeriu seria muito, muito interessante. 78...como seguir adiante ?! Talvez fosse essa a dúvida, o medo dos jovens dessa época.
O blog tá show !
Beijão

DJ RafaHell disse...

No ano que eu nasci, foi ''criado'' o dia mundial do rock hahaha. Preciso voltar a atualizar o meu blog, abraçoz

kikabonfatti disse...

Taí, gostei... Nasci nesse ano!