sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

FUTEBOL


No texto anterior, escrevi que tive o prazer de assistir o Pelé jogar. Na verdade, foram dois jogos, em nenhum ele marcou gol. No primeiro, o Santos ganhou do Corinthians de 4 X 0 e no segundo, o Corinthians ganhou do Santos de 1X0. O mais curioso disso tudo, é que embora santista, nesses dois jogos tive de ficar na torcida do Corinthians pois as pessoas com as quais eu fui eram corintianas.

Deixando o Pelé e o Santos de lado, é interessante como o futebol era visto na década de 70, pelo menos para quem tinha consciência política ou se considerava intelectual. Não como uma diversão, mas como algo alienante, um ópio para o povo brasileiro, algo usado para manipular a opinião pública. Não posso deixar de dar um pouco de razão a quem pensava assim, mas razão com limites porque tínhamos vários jogadores e técnicos com consciência do que ocorria no país. Em se tratando de técnico não se pode esquecer João Saldanha, comandante da Seleção Brasileira que a classificou para o Mundial no México em 1970> Infelizmente por causa de sua postura política e por não aceitar imposições em seu trabalho foi substituído por Zagalo que recebeu as honras da conquista do campeonato.

Entre os jogadores podemos citar Tostão, que não pôde se manifestar mais fervorosamente, Afonsinho que foi muito perseguido e Reinaldo com uma carreira encurtada por várias contusões no joelho. Provavelmente houve outros jogadores, nem tão conhecidos como estes, mas não menos importantes.

Para concluir, eu gosto de futebol desde 1968 ou 1969, nem por isso sou desprovido de consciência política. Muito pelo contrário, participei politicamente de forma ativa nas décadas de 70, 80 e 90, ultimamente ando um pouco sossegado, mais pelas circunstâncias do que pelo meu ímpeto revolucionário. Até...


Profdevanir.

Um comentário:

CrazyAnge£ disse...

Adorei o nome do blog e os temas também, claro!
Faz o seguinte, entra nesse link, dá uma lida e pega o selo de proteção anticópia/plágio ok? Ajuda espantar os plagiadores!
http://www.quemmeama.co.cc/manual.html
Depois que ler as instruções é so clicar e pegar o selo que vc achar melhor, é so clicar no add blogger que automaticamente ele coloca o selo no seu layout. Ah! indica pra Dalva tb.
Beijão e até...